Entretenimento

Carnaval 2024: veja quando a data cairá este ano

Com o início de um novo ano, o Brasil se prepara para uma de suas festas mais emblemáticas. À medida que nos aproximamos do Carnaval 2024,a expectativa aumenta entre os entusiastas dessa celebração. Para muitos, o carnaval é um momento de alegria. Blocos de rua e desfiles das escolas de samba fazem parte dos grandes destaques.

Em 2024,o carnaval acontece nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, tendo início no sábado e seguindo até a terça-feira. Em algumas cidades, como é o caso de Teresina, a terça-feira de carnaval não é considerada feriado, mas isso não diminui o entusiasmo dos foliões. Já a quarta-feira de cinzas ficou marcada para o dia 14 de fevereiro de 2024. A data simboliza o fim do Carnaval e o início da Quaresma para a Igreja Católica.

Apesar de ser uma data esperada por muitos, o Carnavalnão possui uma data fixa anualmente, o que gera curiosidade. Sua programação é estabelecida de acordo com o calendário da Igreja Católica. A festividade é programada para ser celebrada 47 dias antes da Páscoa, e a terça-feira de Carnaval acontece 40 dias antes do Domingo de Ramos.

Essa contagem está ligada ao equinócio de março, um fenômeno astronômico que define o período em que dia e noite têm a mesma duração. É a partir desse equinócio que se estabelece a data da Páscoa, e consequentemente, a do Carnaval.

Qual a origem do Carnaval?

Asraízes do Carnaval brasileiro remontam ao período colonial, começando com os “entrudos” portugueses e evoluindo com a criação das escolas de samba no início do século 20. No Nordeste, manifestações culturais como Afoxés, frevos e maracatus surgiram para celebrar as tradições africanas, enriquecendo ainda mais a diversidade cultural do Carnaval brasileiro.

As raízes do Carnaval brasileiro remontam ao período colonial - (Reprodução/Internet)Reprodução/Internet

As raízes do Carnaval brasileiro remontam ao período colonial

A palavra “Carnaval” vem do latim “carnis levale”, que significa “retirar a carne”, aludindo ao jejum da Quaresma que segue a festividade. Este período de 40 dias que antecede a Páscoa é um tempo de reflexão e preparação para os fiéis cristãos.

Fonte: O Dia

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo