
A Delegacia Especializada na Defesa de Bens e Serviços Públicos (DEBESP) deflagrou uma operação no Sul do Piauí com o objetivo de combater o furto de energia elétrica e flagrou diversas irregularidades nos municípios de Brejo do Piauí, São João do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí e São Raimundo Nonato. Durante a ação, proprietários de imóveis foram presos em flagrante.
Em Brejo do Piauí, os policiais identificaram uma fazenda com o medidor de energia adulterado. Como o proprietário não estava no local no momento da fiscalização, foi instaurado inquérito policial por portaria para apurar o crime. Ainda no município, uma chácara utilizada para locação de eventos foi flagrada com ligação direta na rede de distribuição, caracterizando furto de energia, e o responsável foi autuado em flagrante.
No município de São João do Piauí, outra chácara destinada à realização de eventos também foi encontrada utilizando ligação clandestina, com desvio direto da rede elétrica. O proprietário foi preso em flagrante.
Já em Lagoa do Barro do Piauí, uma residência foi identificada com ligação irregular diretamente na rede de distribuição de energia, o que resultou na autuação em flagrante do dono do imóvel.
Em São Raimundo Nonato, a equipe da DEBESP flagrou duas residências com desvio de energia antes do sistema de medição. Segundo a Polícia Civil, a fraude era acionada por meio de uma chave seletora, utilizada para controlar a irregularidade. Os responsáveis também foram presos em flagrante.
A Polícia Civil reforça que o furto de energia elétrica é crime e que operações de fiscalização devem continuar em outras regiões do estado.
Fonte: 180 Graus




