Política

Júlio César lidera articulação para derrubar veto de Lula e evitar perda de vagas do Piauí na Câmara

O deputado federal Júlio César (PSD) afirmou que a bancada do Piauí está mobilizada para derrubar o veto do presidente Lula ao projeto que ampliava o número de deputados federais de 513 para 531. A proposta, baseada no novo Censo Demográfico, buscava redistribuir as vagas na Câmara de acordo com o crescimento populacional dos estados.

Com a decisão do presidente, o Piauí corre o risco de perder duas cadeiras na Câmara dos Deputados e seis na Assembleia Legislativa. A estratégia de aumentar o número total de parlamentares tinha justamente o objetivo de evitar que estados como o Piauí fossem prejudicados na redistribuição.

O veto de Lula foi orientado por sua equipe econômica, que alegou impacto fiscal negativo e risco de violar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda assim, Júlio César afirmou que há articulação no Congresso para reverter a decisão, destacando que já houve casos anteriores de vetos presidenciais sendo derrubados.

Mesmo entre parlamentares aliados ao governo, há uma inclinação para votar contra o veto, em nome da defesa da representatividade estadual. A avaliação é que o Piauí não pode perder força política em Brasília em função de um cálculo técnico que não leva em conta os efeitos institucionais e econômicos dessa redução.

 

Fonte: 180 Graus

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo