Polícia

Estelionatários usavam perfis falsos para aplicar golpes com aluguel de casas de praia no Piauí

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã de 26 de abril de 2025, a Operação Falso Check-In, voltada ao combate de crimes cibernéticos envolvendo falsos anúncios de hospedagens no litoral piauiense. A ação contou com o apoio das polícias civis de São Paulo e Minas Gerais, por meio de unidades especializadas e delegacias das cidades de Osasco, Itapevi, Praia Grande, Guarulhos e São Sebastião do Paraíso (MG).

COMO ACONTECEU

Durante a operação, foram cumpridos 66 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas e apreensões, autorizados pelo juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina. Também foi determinado o bloqueio de 22 contas bancárias ligadas aos investigados, com o objetivo de assegurar o possível ressarcimento das vítimas.

” alt=”” aria-hidden=”true” />Polícia Civil de Minas Gerais durante operação | Foto: PC Minas

Polícia Civil de Minas Gerais durante operação | Foto: PC Minas

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), apontam que os alvos integravam uma rede criminosa que criava perfis falsos em redes sociais, simulando anúncios de hospedagens em destinos turísticos do Piauí. As publicações apresentavam valores atrativos, o que facilitava o convencimento das vítimas e a efetivação dos golpes.

DEZ PRESOS

Até o início da manhã, dez pessoas haviam sido presas, e os trabalhos continuam até o cumprimento de todos os mandados.

A DRCI destacou que a operação reflete a força da cooperação entre estados no enfrentamento aos crimes digitais e reforçou que a atuação da Polícia Judiciária se estende por todo o território nacional, independentemente da localização dos criminosos. A corporação também alertou a população para os riscos do ambiente virtual, especialmente em casos de perfis não verificados que oferecem ofertas com valores muito abaixo dos praticados no mercado.

Fonte: Meio Norte

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo