A água da chuva que caiu na noite desta quarta-feira (13) invadiu casas e comércios na cidade de Caridade do Piauí, no Sul do estado. A Defesa Civil do município comunicou que uma grande barragem que fica no Centro do município está transbordando.
O QUE ACONTECEU: Casas e estabelecimentos comerciais ficaram alagados nas zonas urbanas e rural de Caridade do Piauí, e cerca de 20 pessoas estão sendo abrigadas em escolas após uma tempestade. As aulas da rede municipal foram suspensas e não há previsão de retorno.
O QUE ESTÁ SENDO FEITO: A Secretaria Municipal de Defesa Civil da cidade da cidade pediu para que a população saia das áreas de risco e está enviando caminhões para ajudar no transporte de pertences das famílias atingidas.
“A Prefeitura achou melhor colocar caminhões à disposição dessas famílias para irem se abrigarem nas escolas. Muitas pessoas ainda vivem em áreas de risco e já tiveram suas casas destruídas em outras enchentes”, comentou o secretário de Defesa Civil da cidade, Wellington Santos.
ALERTA PARA AÇUDE: Segundo o secretário, existe preocupação com relação à cheia do açude e de um rio, situado na parte baixa da cidade. Devido à sua localização, esse distrito recebe o excesso de água do rio que banha o restante de Caridade.
“Quem mora perto de açude e riacho, aconselhamos a sair de suas casas. O rio está cheio, parecendo muito com a cheia de 2004”, falou.
Conforme Wellington Santos, a situação é crítica e pode piorar nas próximas horas. “Temos a barragem que é banhada pelo rio e temos o açude, que acumula água de riachos. Todos estão transbordando. A expectativa é que a barragem já está dando essa cheia e mais tarde o açude tenha uma cheia grande.”
TRÁFEGO INTERROMPIDO: Outras represas de maior capacidade estão transbordando, incluindo a represa localizada no povoado de Ingazeira. O excesso de água invadiu a rodovia estadual que conecta as cidades de Simões e Caridade, interrompendo o tráfego de veículos e pedestres na área.
O volume de água transbordou para o asfalto em uma área conhecida como Carnaubal, entre as cidades de Caridade e Curral Novo do Piauí, também causando interrupções no trânsito nesse trecho.
HISTÓRICO DE SECA: Com pouco mais de 5 mil habitantes, o município de Caridade do Piauí sofreu uma das maiores enchentes no ano de 2004. Nos últimos anos, a cidade vem enfrentando problemas com a seca. Na estiagem do ano passado, moradores estavam racionando água e sofrendo prejuízos no cultivo de culturas e pecuária.
Em Sussuapara e Curral Novo também foram registrados alagamentos nas cidades, mas ainda não há informações sobre desabrigados.”
COMUNICADO DA PREFEITURA: Informamos que, diante das intensas chuvas em nosso município, a Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí e a Secretaria de Educação colocam as escolas municipais à disposição como abrigo. As pessoas podem utilizá-las para evacuar suas casas, recolher seus pertences e, nesse momento difícil, as aulas foram suspensas.
Que possamos nos unir para superar este momento desafiador. Juntos, somos mais fortes.
Fonte: Cidade Verde