Geral

Piauí tem 29 municípios em alerta para Dengue e Chikungunya

O Governo do piauí divulgou que dados da 3ª etapa da pesquisa entomológica LIRAa/LIA de 2024 realizadas entre os meses de setembro e outubro, apontam que, dos 221 municípios que participaram do levantamento,190 apresentaram um rendimento satisfatório no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue e chikungunya

Conforme o governo, 29 munícipios encontram-se em estado de alerta, dois estão em situação de risco iminente e três não encaminharam os dados solicitados.

A pesquisa realizada, possui o objetivo de avaliar o índice de infestação predial dos municípios para a presença de larvas do Aedes aegypti e Aedes albopictus, assim facilitando as estratégias de combate aos mosquitos, que deverão ser implementadas nas cidades que apresentaram maior vulnerabilidade e chance de futuramente serem assoladas por uma epidemia.

Alagoinha do Piauí e Morro Cabeça no Tempo, são municípios que estão em uma situação de risco e precisam ficar em alerta, pois possuem uma enorme probabilidade de surto ou epidemia. Durante a pesquisa, apresentaram índice de infestação predial (IIP%) igual ou superior a 4%.

A Secretaria da Saúde (Sesapi), juntamente com o apoio das prefeituras informou que está oferecendo todo o suporte necessário para o combate a proliferação dos mosquitos, especialmente nas áreas em alerta e risco. A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, ressaltou que a secretaria já está planejando ações de fortalecimento para combater efetivamente criadouros do mosquito da dengue e enfatizou a importância da participação da população para o combate aos mosquitos e a diminuição da proliferação de doenças.

A última etapa da pesquisa de infestação predial em 2024 terá início em 11 de novembro e contará com os municípios para o encaminhamento dos novos dados à Sesapi, até o dia 6 de dezembro, assim facilitando o monitoramento contínuo e garantindo a eficácia do combate à dengue e chikungunya no Piauí.

Fonte: Viagora

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo