Eleições 2024: Cerca de 180 municípios solicitaram apoio das Forças Federais no Piauí
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informou que 180 municípios do Piauí solicitaram apoio das Forças Federais para o dia das eleições municipais. A informação foi divulgada pelo desembargador Sebastião Martins, presidente do TRE-Í, durante entrevista realizada na manhã desta quinta-feira (8) no Programa Comando Geral, na Rádio FM O Dia.
De acordo com o presidente do TRE-PI, Sebastião Martins, apesar do tribunal ter aprovado os pedidos das Forças Federais aos municípios solicitantes, quem deverá decidir será o Tribunal Superior Eleitoral.
“As eleições municipais no Piauí são realmente mais acirradas. Faz parte da cultura do estado. São grupos políticos que até os próprios familiares disputam e os juízes ficam preocupados com esse acirramento de ânimos e acabam requisitando o reforço das Forças Federais. Estive em Brasília e soube que os demais tribunais não fizeram pedidos expressivos, somente o Piauí e isso requer muitas despesas”, ressaltou.
Segundo Sebastião Martins, as forças policiais do Piauí irão apresentar um Plano de Segurança definitivo para atuar no dia da votação.
“Nós vamos fazer uma reunião no final deste mês, reunindo equipes de todas as forças de segurança, como do 25 BC, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, por meio da Justiça Eleitoral, Guarda Municipal, Polícia Civil e a Polícia Militar. Vamos ouvir cada um deles e apresentar um plano definitivo”, garantiu.
Auditoria nas urnas eletrônicas
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai realizar auditoria nas urnas eletrônicas para as eleições municipais, para garantir aos eleitores transparência, lisura e integridade do processo de votação eletrônica.
“Para a auditoria, foi instalada uma comissão, que sorteará, às vésperas do primeiro turno, 20 urnas em todo o Piauí. Após o sorteio, o Tribunal vai pegar as urnas sorteadas e faremos uma simulação para saber se as urnas sorteadas são efetivamente seguras e dentro dos critérios da resolução estabelecidas pelo TSE”, explicou o presidente do TRE-PI, Sebastião Martins.
Fonte: O Dia