Adolescente suspeito de planejar estupro virtual em ‘desafio’ na internet é apreendido no Piauí

Um adolescente de 15 anos, suspeito de planejar um estupro virtual como parte de um “desafio” que seria transmitido em um grupo de rede social, foi apreendido no último dia 5 de junho, no município de Simplício Mendes, localizado 391 km ao Sul de Teresina.
A conduta foi identificada pelo Núcleo de Observação e Análise Digital (NOAD), da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, que atua no combate a crimes virtuais contra crianças e adolescentes, como estupros virtuais e a comercialização de pornografia infantil.
O Noad mantém policiais civis infiltrados 24 horas por dia em comunidades e grupos na internet para monitorar e identificar atividades criminosas. Foi por meio dessa atuação que os investigadores localizaram o adolescente em Simplício Mendes.
Segundo o núcleo, além de planejar e incentivar o estupro virtual, o adolescente também promovia a automutilação. Ele obrigava as vítimas, sob ameaças, a agredir outras pessoas — geralmente irmãos mais novos — e a maltratar animais, sempre como parte dos chamados “desafios”.
Ainda segundo o Noad, todos os atos deveriam ser gravados e compartilhados com a comunidade digital. Caso contrário, o garoto ameaçava divulgar imagens e conversas comprometedoras das vítimas.
“Estávamos acompanhando esse grupo há um tempo. Quando vimos que esse menino, que chama a atenção por ser extremamente violento, havia planejado o ‘desafio’, nós embasamos as conversas e imagens em um relatório e acionamos as autoridades do Piauí”, explicou a delegada Lisandréa Salvariego, coordenadora do Noad.